O separador de óleo é usado para coletar o óleo a flutuar na superfície da água. Ele é usado em locais com pouca superfície de trabalho, necessidade de mover e retirar o óleo de líquidos em diferentes lugares. Frequentemente os filtros sujos de óleo após falha nos turbocompressores são postos para serem lavados.
Até então, nenhum sistema de remoção de óleo era usado nas máquinas de limpeza de filtros DPF, e as camadas de óleo a flutuar na superfície tinham de ser removidas manualmente. Infelizmente, isto não era uma solução confortável para o operador da máquina e, o mais importante, não gerava os resultados esperados. Atualmente, graças ao separador de óleo por tira, instalado no canto esquerdo traseiro do tanque de água da máquina DPF Premium, a separação do óleo do líquido de trabalho não constituem um problema e ocorre de forma automática. A tira é feita de plástico com propriedades adesivas.
Como resultado, é fácil separar o óleo do líquido de trabalho. O sistema de eliminação de resíduos do separador de óleo está localizado na parte externa, do lado esquerdo da máquina. Para coletar as substâncias indesejáveis, basta colocar um recipiente de 5 litros, por exemplo, um balde de lata. A maior vantagem de usar o separador de óleo por fita é a sua elevada eficácia, independentemente do nível de água no tanque. Além disso, aumenta a vida útil dos meios tecnológicos, ao mesmo tempo que reduz os custos operacionais. Há também uma opção de equipar a máquina DPF Premium com um separador de óleo mediante uma taxa adicional.